Universidade Pública não deveria ser vista como inimiga da sociedade.

Universidade Pública não deveria ser vista como inimiga da sociedade.
Porque tanto ódio em relação à este “Universo de conhecimento”. Seria pela falta de conhecimento do que lá acontece?

Bom, vamos lá meu caro leitor, o texto é grande…

mas como um bom (crítico) leitor, você não deixará de se informar sobre um assunto que tanto lhe incomoda apenas pelo fato de que o texto é grande, não é?????

Vamos à alguns esclarecimentos…

(I) O QUE É UMA UNIVERSIDADE? Além de englobar as aulas para graduandos e pós-graduandos há MUITO mais coisas que acontecem numa Universidade. Portanto, verba de Universidade não serve apenas para pagar servidores e conta de água e luz.

Você sabia que atividades de uma Universidade Pública podem englobar também atendimento da população nos Hospitais Universitários??? …tem também hospitais veterinários, tem também assistência psiquiátrica, psicológica. Tem trabalhos de divulgação científica através de blogs capazes de tornar a população mais esclarecida. Há também “aulões” pré-vestibular, …há assistência de várias áreas de engenharia para solucionar problemas relacionados à populações carentes etc etc etc (são muitos os projetos de extensão envolvidos)

e…. Tem também MUUUUUITA pesquisa sendo desenvolvida nas Universidades Públicas capazes de gerar novas vacinas, novos diagnóstico médicos, novas técnicas capazes de aumentar a produção agrícola por custos mais baixos, novos equipamentos e dispositivos para melhorar telecomunicações, dispositivos capazes de detectar poluentes em águas ou agrotóxicos (ilegais) em alimentos (e poderia lhe dar aqui quase infinitos outros exemplos) . Universidades renomadas, assim se tornaram, pela relevância de suas pesquisas e não é possível se tornar uma Universidade de excelência sem o investimento de verbas públicas!

Portanto,… sim, isso tem um custo alto …mas por favor, isso dá retorno direto e indireto à sociedade (para àqueles que são alunos e TAMBÉM aos que NÃO são alunos da Universidade). Em outras palavras, isso não é prejuízo para a sociedade, mas sim, lucro/benefícios etc.


(II) PORQUE OS CUSTOS DE UNIVERSIDADES SÃO MAIORES DO QUE EM ENSINO BÁSICO? Primeiramente, ensino básico precisa (SIM) receber mais investimentos, mas é fácil compreender porque os custos de Universidades são maiores. Como mencionado acima, numa Universidade é desenvolvido, além do ENSINO, a PESQUISA e a EXTENSÃO. Estes dois últimos não fazem parte comumente do ensino básico e ainda… Tanto a parte de extensão quanto, principalmente, pesquisas científicas de alta relevância, custam caro e necessitam da maior parte da verba das Universidades . Países como EUA, China, e muitos países europeus, etc etc investem muito nas Universidade porque sabem que isso (sim, custa caro, mas) traz MUITO retorno tornando uma sociedade “rica”. Tecnologia agrega dinheiro (um grão de areia não vale nada mas um chip de “silício” custa muitos dólares). Toda(o) sociedade/país desenvolvida(o) sabe que Universidade traz retorno à sociedade …ela é amiga da sociedade e não inimiga.


(III) Outro esclarecimento …relacionado à “balbúrdia”: DIMINUIR 30% DA VERBA DA UNIVERSIDADE FARÁ COM QUE ALUNOS NÃO FUMEM MAIS MACONHA OU ANDEM PELADÕES? Aos alunos que fazem isso ao sair da Universidade, acreditem …eles continuarão fazendo tudo isso. PORQUÊ? A vaga de todos os alunos está garantida …no máximo eles terão redução (de 30%) do papel higiênico no banheiro ou de um reagente usado na aula experimental. Porém, todo um ciclo de pesquisas que vem sendo desenvolvidos serão afetados drasticamente, uma vez que não houve nenhum planejamento para adaptação desta nova condição. Isso só deixa nosso país cada vez mais no atraso, mostrando que educação/escolarização e avanços tecnológicos não são prioridades em nossa nação.

Por fim, não consigo entender porque é que parte da sociedade vê a Universidade como inimiga, descreve a Universidade com tanto ódio. Talvez a pouca oportunidade de vivência em ambientes Universitários tragam à estas pessoas pouco conhecimento, fazendo com que “besteiras” sejam ditas sobre este “Universo de conhecimento”.

Aconselho que você, caro leitor, gaste tempo lendo sobre notícias relacionadas a “pesquisas científicas” desenvolvidas em Universidades Públicas …acredito que você irá criar um certo afeto sobre este assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *